quarta-feira, junho 22, 2005

Figueira da Foz


A cidade da Figueira da Foz localiza-se na Costa Atlantica de Portugal, na Regiao Centro, distando cerca de 180 Km de Lisboa, 120 Km do Porto e 40 Km de Coimbra.
O sol e a praia constituem os seus principais recursos turisticos. Ligadas por cerca de 4 km de areia fina dourada e um mar multifacetado, oferecem todos os atractivos para umas férias repousantes, divertidas e agradaveis. A animaçao é uma constante ao longo das tardes e noites da Figueira da Foz, transformando as ruas em momentos magicos de alegria e cor.
A Natureza
Um dos encantos da Figueira da Foz é a praia com os seus bares em madeira listrada e a sua extensao de areia branca e macia. Conhecida por “Praia da Claridade”, este vasto areal ja era preferido nos finais do Séc. XIX pela classe aristocratica. A Figueira da Foz também se pode orgulhar dos seus multiplos espaços verdes, que convidam a agradaveis passeios. É o caso do Parque das Abadias, da zona ribeirinha, da Serra da Boa Viagem e das Lagoas de Quiaios e do Bom Sucesso.
Desportos
As condiçoes naturais convidam a pratica dos mais diversos desportos. Para além do Mundialito de Futebol de Praia, realizado nos meses de Julho e Agosto, os desportos nauticos - a Vela, a Motonautica, a Nataçao, o Surf, o Windsurf e o Remo, entre outros - também sao muito praticados. De referir ainda as excelentes condiçoes oferecidas pelo estuario do Mondego para a pesca desportiva. A Equitaçao, o Ténis, o Parapente e o Todo-Terreno motorizado, sao algumas das modalidades desportivas a sua escolha neste concelho.
Cultura
A Figueira da Foz tem um Patrimonio Historico valioso: O Museu Municipal Dr. Santos Rocha com vasto espolio (colecçoes de arqueologia, etnografia africana e oriental, numismatica, pintura, escultura, ceramica e mobiliario), a colecçao de Azulejos de Delft (Casa do Paço), as inumeras igrejas com as suas talhas douradas, o palacio Sotto Mayor, o Paço de Maiorca, o Forte de Sta Catarina e a Fortaleza de Buarcos, os vestigios arqueologicos. Na Figueira da Foz encontra a vida de um povo, a historia de uma regiao, o prazer da descoberta do seu passado. A construçao recente do Centro de Artes e Espectaculos veio-lhe conferir notoriedade nacional, dado que aqui se passaram a realizar muitos dos programas que sa aconteciam em Lisboa e no Porto. Com uma sala com capacidade para 800 pessoas e um dos maiores palcos do Pais, o CAE, dispoe de inumeras salas de exposiçoes e de um pequeno auditorio apetrechado com as mais modernas tecnologias de som e imagem.
Tradiçoes
Apesar das alteraçoes sociais provocadas pelo progresso, a Figueira da Foz mantém vivas as mais antigas tradiçoes, como o famoso artesanato ou as suas festividades populares. Mais recentes, as Festas da Cidade, realizadas em 24 de Junho, sao também um marco importante na vida do concelho.
Noite
A noite da Figueira da Foz tem duas personalidades uma mais calma e romantica e outra mais animada e social. Num dia pode apetecer um agradavel passeio pela marginal ou pelas ruas da cidade velha; noutro pode optar-se por uma ida ao Casino, que também lhe oferece espectaculos e variedades, ou ainda por uma noite de convivio num dos muitos bares, discotecas e esplanadas, que pontuam esta cidade ja conhecida pelo seu cosmopolitismo.
Encontros Profissionais
A Figueira, para além de ser um local muito aprazivel para as férias, também reune optimas condiçoes para a realizaçao de encontros de caracter profissional. As suas caracteristicas unicas proporcionam-lhe tudo o que necessita para o desenvolvimento de um bom trabalho: por um lado, o desenvolvimento tecnologico, por outro, uma série de condiçoes que propiciam os too necessarios e saudaveis momentos de recolhimento e de descontracçao.