quarta-feira, junho 22, 2005

Almada

Almada é, pela sua Historia, pela sua localizaçao e pelas suas caracteristicas naturais, um local privilegiado onde ha muito para oferecer. A sua proximidade a Lisboa e as belissimas paisagens na ligaçao terra - rio - mar dao-lhe caracteristicas unicas.

A grande extensao de areia fina e aguas temperadas trazem a Almada milhoes de pessoas no Verao, que para além da beleza natural das praias, procuram a riqueza ambiental da Arriba Fossil da Costa de Caparica e das matas envolventes. As ruas de Almada Velha e o Cais do Ginjal sao lugares onde os elementos naturais e construidos estao interligados, com o rio presente e perto, constituindo um espaço onde ninguém consegue ficar alheio a esta Velha - nova realidade.

Equipamentos culturais e desportivos de topo, como o Forum Romeu Correia, a Casa da Cerca, o Solar dos Zagallos, o Teatro Municipal ou o Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, entre outros, comprovam a intensa vida cultural e desportiva de Almada, onde a tradiçao centenaria do associativismo se espelha na actividade das mais de duas centenas de colectividades e associaçoes do Concelho.

Almada tem vida propria, uma dinamica que se reflecte nos eventos culturais e desportivos, nacionais e internacionais, e é um centro privilegiado de turismo e de lazer, um polo estudantil e de investigaçao, um concelho que desenvolve as suas potencialidades na consolidaçao e projecçao de uma cidade jovem, activa, moderna e com qualidade de vida.

Cristo Rei

Construido com base na promessa feita pelos Bispos de Portugal ao Sagrado Coraçao de Jesus, na esperança de manter o pais afastado dos horrores da 2a Guerra Mundial, o Monumento ao Cristo - Rei esta situado no planalto de Almada, 113 metros acima do nivel do mar, permitindo, do topo do mesmo, uma vista fabulosa da area do estuario do Tejo.
O Monumento ao Cristo-Rei é, em conjunto com Santiago de Compostela e com o Santuario de Fatima, um dos locais da Peninsula Ibérica que maior numero de peregrinos e fiéis atrai anualmente.
Monumento simbolo de gratidao pela paz, foi inaugurado em 17 de Maio de 1959.
.
Dimensoes:
Estatua: 28m altura e 16m largura;
Pedestral: 82m;
Altura do Monumento: 110m.
Material: concreto.
Localizaçao: Avenida do Cristo Rei.
Tel: 212 751 000