domingo, junho 19, 2005

Interpretaçao popular dos sonhos

A interpretaçao dos sonhos sempre fez parte, desde a Antiguidade, do imaginario popular. O homem sempre se preocupou em descodificar os sonhos, mesmo que estes estejam rodeados de uma enorme complexidade. A tentativa de adivinhaçao esta também ligada ao desejo de dar um significado a paropria vida.
Freud, foi decerto aquele que a nivel da psicologia se dedicou mais ao estudo das interpretaçoes dos sonhos, construindo uma teoria para explicar a existencia oculta de uma faceta subconsciente mais complexa do que o consciente. É no subconsciente que se vao armazenando os recalcamentos. E sao estes que podem estar na origem dos sonhos.
Os sonhos sao mensageiros (ou premonitores) de alegrias, tristezas e enganos. Todos estes aspectos sao reflecticos em cantigas populares:

Quando for's dormir nao sonhes,
Oh! Nao sonhes, meu amor...
que os sonhos sao enganosos
Trazem so males e dor!
Esta noite tive um sonho
Contigo minha beleza...
Acordei, achei-me so
Nos sonhos nao ha firmeza!
.
.
Esta noite tive um sonho,
A outra sonhado tinha
Que estava na tua cama,
Acordei... 'stava na minha!!
.
Eis uma serie de interpretaçoes de sonhos que as gentes do povo, na sua imaginaçao ingénua e na fantasia dos seus credos, foi fixando para dar satisfaçao as suas curiosidades e para servir de aviso as suas necessidades:
.
- Aborto: sonhar com abortos é de mau pressagio, mas o assitir durante o sono ao aborto, significa esperança desfeita.
.
- Agrioes: sonhar que se ve o agriao, corresponde a realizaçao de um anseio, a venda de agrioes anuncia a conquista de felicidade, a compra de agrioes é que pode trazer desgostos passageiros.
.
- Agua: sonhar com agua turva tem o significado de doença proxima, mas se for agua limpa pode trazer alegria/felicidade. Agua quente sugere insucesso ou acidente, enquanto agua fria é portadora do encontro com ventura proxima. Agua corrente anuncia felicidade duradoura, mas a queda na agua transporta a ruina e a perseguiçao.
.
- Animais: matar animais em sonho assegura a conquista de uma vitoria.
.
- Aranhas: o sonho com aranhas, traz em geral a pessoa que sonha dinheiro de surpresa.
.
- Cabelos: nao é bom sonhar com cabelos: trazem serios cuidados e conduzem a enredos graves.
.
- Mortos: sonhar com mortos significa um prognostico de boa saude para quem sonha.
.
- Dentes: sonhar com a perda de dentes anuncia a morte de um parente ou doença grave num familiar proximo.