sábado, junho 18, 2005

Golfinhos

Os golfinhos ondulam para cima e para baixo quando nadam. O impulso principal é fornecido pelos fortes lobos horizontais, achatados da cauda e os membros natatorios servem para o animal mudar de direcçao. A falta de membros posteriores da-lhes uma forma hidrodinamica.

O tamanho e a coloraçao da pele destes animais pode variar até dentro da mesma espécie consoante o sitio onde vivem. A coloraçao depende da luminosidade do mar.

Na cabeça, existe um rosto com um bico, formado pelos maxilares e pré-maxilares, podendo ter entre 18 a 50 dentes aproximadamente conicos, podendo faltar ou apresentar-se completamente gastos em animais mais velhos.

Os olhos so laterais, estando numa posiço posterior e imediatamente acima da linha da boca. As minusculas terminaçoes dos canais auditivos externos ocorrem uns centimetros atras e abaixo de cada olho. Os 2 canais nasais juntam-se internamente e existe apenas 1 unico orificio respiratorio, que esta situado no topo da cabeça.

No corpo existem quatro barbatanas, sendo um par peitoral que se situa atras da cabeça, uma dorsal e por fim a caudal. Muitos golfinhos possuem uma barbatana dorsal, em que o tamanho varia de espécie para espécie. É desconhecido o motivo que levou ao desenvolvimento desta barbatana. Pelo que se conhece, nao existe nada analogo nos antepassados terrestres dos cetaceos. Mas como a barbatana dorsal nao possui ossos, nao é surpreendente que nao apareça nos fosseis. No entanto a existencia desta barbatana nao é essencial a sobrevivencia do cetaceo.
As barbatanas peitorais sao usadas fundamentalmente para controlar a posiçao do corpo e a direcçao da deslocaçao, podendo manipular ou transportar objectos. As barbatanas dorsal e caudal nao possuem qualquer suporte esquelético.

A pele de um golfinho é lisa e suave, estando constantemente a ser substituida. Para além disso é extremamente sensivel ao tacto e cicatriza com muita facilidade.

Os machos atingem dimensoes superiores as das femeas (10 a 20 cm), nao existindo dimorfismo evidente. Apenas a regiao genital, localizada na face ventral do tronco, permite distinguir os sexos. Os machos apresentam nessa zona um par de fendas longitudinais, uma atras da outra. As femeas apresentam tres fendas paralelas. As 2 pequenas fendas laterais alojam um mamilo cada uma e a terceira é a fenda genital.
Sendo os golfinhos animais que vivem so no meio aquatico, tem um processo reprodutor bastante original. Embora o ritual de cortejamento dure varias horas, a copula é um processo rapido. A gestaçao na maioria das espécies dura 10 a 12 meses, nascendo apenas uma cria. O periodo de amamentaçao tem uma duraçao média de 7 meses.