terça-feira, julho 12, 2005

War of the worlds

O blockbuster do Verao ja chegou as salas de cinema nacionais. Com nomes de peso a frente e atras das camaras, um orçamento milionario, efeitos especiais fabulosos e uma historia de cortar a respiraçao «A Guerra dos Mundos» começou a ser travada quinta-feira em Portugal.
Tom Cruise lidera o elenco no papel do «homem comum que apenas quer salvar os filhos». Ele é Ray Ferrier, um pai pouco extremoso a quem o azar bate a porta. Justamente no fim-de-semana em que a sua ex-mulher lhe confia a pequena Rachel (Dakota Fanning) e o adolescente Robbie (Justin Chatwin), os extraterrestres decidem invadir a Terra. A partir daqui a batalha começa nao contra os invasores, mas apenas para salvar a vida.
Seguindo de perto a historia original publicada por H.G. Wells em 1898, Spielberg deixou de parte todos os lugares comuns dos filmes de extraterrestres. Em «A Guerra dos Mundos» nao vemos as grandes capitais do planeta a ser destruidas pelos raios mortiferos, nem monumentos que fazem parte da cultura mundial em pedaços. Ficaram também de fora as cenas em que a luta contra a invasao é coordenada a partir da Casa Branca. E, pasme-se, nao sao os norte-americanos que salvam a humanidade. Ao contrario, desta vez a catastrofe desenrola-se na América rural e das pequenas cidades de suburbios.
Tom Cruise esta em A Guerra dos Mundos igual a si mesmo, mostrando porque é neste momento um dos actores mais bem pagos de Hollywood. O seu personagem nao precisa dizer uma palavra para que o espectador consiga perceber o que se passa na sua cabeça. A par, uma nao menos intensa Dakota Fanning, impressiona com a sua interpretaçao (apenas podia nao gritar tanto).
O elo mais fraco é Justin Chatwin, a quem calhou desempenhar o papel de um tipico adolescente revoltado. O seu personagem é tao desnecessario, que a meio do filme o argumento arranja forma de o fazer desaparecer de forma airosa, permitindo a pai e filha brilharem em conjunto. De destacar ainda o contributo de Tim Robbins, como o assustador Ogilvy. Quando os tres personagens ficam presos numa cave rodeada de naves invasoras, o filme adquire um certo peso de thriller psicologico.
Apesar de serem os grandes protagonistas deste filme, nem vale a pena falar dos efeitos especiais - ou nao fosse este um trabalho de Steven Spielberg. Digamos apenas que estao ao nivel daquilo que o realizador nos habituou, assim como toda a superproduçao que os envolve. É de facto um filme fantastico, de cortar a respiraçao, com tudo o que é necessario para ser o grande exito de bilheteira dos proximos meses - que ja é, porque em cinco dias de exibiçao, «A Guerra dos Mundos» rendeu mais de 204 milhoes de dolares (171 milhoes de euros), ultrapassando largamente o orçamento de 135 milhoes de dolares (113 milhoes de euros).
Infelizmente, «no melhor pano cai a nodoa». Neste caso, temos que admitir que tudo ia bem até que de repente Spielberg lembrou-se que tinha que acabar o filme e assim fez. Sem que tenhamos tempo de perceber bem o Como e o Porque, tudo acaba em bem, a humanidade é salva da extinçao e Tom Cruise conseguiu trazer os filhos saos e salvos até ao fim. A nos resta-nos esperar pela versao remontada, em DVD.
.
Ficha Tecnica
Titulo: A Guerra dos Mundos
Titulo Original: War of the Worlds
Actores: Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin, Tim Robbins, Miranda Otto
Género: Ficçao Cientifica, Aventura, Acçao, Thriller
Pais de Origem:EUA
Ano:2005
Duracçao:116 minutos
Distribuiçao:Lusomundo
.
É um filme sem duvida a nao perder... eu ja fui ver (claro) e adorei!!! Quem ainda nao foi que va porque vale imenso a pena ver... para aqueles que ja foram ver que digam a sua opiniao!! Obrigada a todos
Beijinhos
SErginho amo-te muito