segunda-feira, junho 13, 2005

Rio Tinto

Uma pequena parte da historia de Rio Tinto para dedicar a um senhor que vem aqui imensas vezes «O Outro»
.
No ano de 920 durante o reinado do rei Cordoba, Ab-El-Roma, o mesmo tentou reconquistar a cidade do Porto, atacando-a com o seu exército.
Durante a batalha o sangue dos Mouros era tanto que acabou por tingir um pequeno riacho que havia por perto, dessa forma o riacho passou a ter a cor do vinho (tinto), dai a origem do nome Rio Tinto, que mais tarde iria ser o nomeda vila em que o rio se insere.
Durante a Idade Média, Rio Tinto, estava inserido nas grandes "terras" da Maia pocessao do Alferes Afonsino e tenente das terras da Maia.
Outro grande senhor em Rio Tinto foi o Alcaide Mendo Estremo que no séc. XII foi tenente da "terra" de Gondomar.
Dom Mendo "Estrema" doa ao Mosteiro de Rio Tinto uma parte da sua herança. Em 1258 a prioresa do Mosteiro possuia tres casais em Baguim. Algo que deu a Rio Tinto uma grande fama foi o mosteiro Agostinho Feminino fundado em 1062.
Um documento do séc. XII, refere-se ao lugar e da-o como vizinho de "Castrum amai", em territorio portucalense.
Em 1141 faziam ja parte de Rio Tinto cinco Vilas rusticas; Casal, Medancelha, Quinta, Santagoes e Rebordoes. Nos meados do séc. XIII, o mosteiro possuia bons erdamantos em Jerim, Fanéares, S. Cosme, etc.
A terra pertenceu nesse século ao alcaide Mendo Estrema, rico homem de Gondomar, defensor de Évora, por ocasiao da grande invasao mourisca (1191).
Em 1867 devido ao desenvolvimento de Rio Tinto, este foi elevado a concelho com as seguintes freguesias: Aguas Santas, Carelo, Gondomar, S.Pedro da Cova, Valbom e Valongo.
Em 14 de Janeiro de 1868, foi altura em que baixou novamente a freguesia fazendo parte dela: Areosa, Baixinho, Boavista, Basileiro, Calvario, Cavada Nova, Chao Verde, Chapeleiro, Castro. Esteves, Felgueira, Ferraria,Forno, Lourinha, Medancelha, Mendalho, Mosteiro, Oliveiras, Outeiro, Paço, Perlinhas, Pipo, Ponte, Portelinha, Quinta, Ranha, Rebordoes, Santegoes, S. Mamede, S. Sebastiao, Sevilha, Soutelo, Torreguim, Triana, Vale de Ferreiros, Vale Flores,Venda Nova e Vila Cova.
O rio nasce em Fontelhas no lugar da Mao Pedrosa e é muito pobre, chegando mesmo a secar durante o mes de Setembro, corre de Norte a Sul e os unicos peixes que cria sao os escalos e alguma voga.
Rio Tinto é um dos locais mais pitorescos da Cidade do Porto, com fabricas de fiaçao e tecidos, papel, amido, mobiliario e botoes, a par de campos verdejantes e densos pinhais.
Quem se ausenta de Rio Tinto, ainda que por pouco tempo, quando regressa encontra sempre uma nova e renovada Cidade, com modernas transformaçoes urbanisticas e intervençoes realizadas através de pequenas obras de requalificaçao e arranjo urbanistico que podem ser visiveis aos olhos dos menos atentos, conferindo assim uma "cara" sempre diferente e cada vez mais agradavel.