sexta-feira, junho 10, 2005

S. Jorge e o Dragao

O culto de S. Jorge foi introduzido em Portugal nos primordios da nacionalidade, através dos cruzados ingleses que participaram na Reconquista.
Entre alguns dos devotos deste Santo, que nasceu de uma ilustre familia crista de Capadocia (actual Turquia), estao D. Jo?o I e o Condestavel Nuno Alvares Pereira.
Mestre-de-campo do imperador Diocleciano com apenas vinte anos, o valente S. Jorge insurgiu-se contra a injustiça da perseguiçao dos cristaos. Por esta razao, o imperador romano mandou-o torturar mas este escapou ileso a roda de pontas cortantes que lhe deveria dilacerar o corpo. Mas S. Jorge acabou por morrer decapitado nos finais do século III.
A historia mais conhecida de S. Jorge tem a ver com a morte de um dragao terrivel que existia em Silene, na Libia. Os habitantes desta cidade ofereciam-lhe duas ovelhas por dia, para acalmar a sua furia. Um dia, porém, o dragao tornou-se mais exigente e reclamou um sacrificio humano, cuja escolha aleatoria recaiu sobre a filha unica do rei da Libia. Foi entao que S. Jorge apareceu e se ofereceu para lutar com o dragao, libertando a cidade daquele terrivel jugo. Montando a cavalo com a sua lança, feriu o dragao e, ordenando a princesa que tirasse o seu cinto e com ele amarrasse o pescoço do dragao, trouxe-o preso para a cidade. Ai chegados matou o dragao perante todos os habitantes, depois de exigir em troca a sua conversao ao cristianismo.
Mas os habitantes de S. Jorge, perto de Aljubarrota, reclamam uma outra versao da historia do dragao passada na sua terra. Era entao S. Jorge um oficial romano que estava aquartelado naquela regiao e tinha por costume mandar os seus soldados dar de beber aos cavalos na "Fonte dos Vales", no ribeiro da mata. Mas, no momento em que os cavalos bebiam surgia da fonte um dragao que os devorava. Os soldados, com medo de serem também mortos, recusavam-se a voltar a fonte. S. Jorge dirigiu-se a fonte, deu de beber ao seu cavalo e quando o dragao surgiu, matou-o com a sua lança. Por esta razao, foi construida uma capelinha naquele local onde foi colocada a imagem de S. Jorge a cavalo, dominando o temivel dragao.