segunda-feira, agosto 08, 2005

O Açor e o Príncipe - Lenda dos Tres Milagres

Em tempos que ja la vao, houve um rei espanhol que desesperado por nao ter filhos invocou a bençao de uma Nossa Senhora dos Milagres, do sitio de Aldeia Rica, em Celorico da Beira, famosa por ter salvado um pastor e a sua vaca de morrerem afogados.
O filho nascido deste milagre tornou-se invalido e em vao foram consultados sabios e fisicos. A rainha resolveu pedir a Virgem um segundo milagre e juntamente com o rei e o principe partiram em romagem a Virgem. Ja perto de Aldeia Rica, o pequeno principe morreu e o rei desesperado culpou a rainha da iniciativa da viagem e decidiu enterrar o filho ali mesmo. A rainha nao o consentiu e, apoiada na sua fé, quis levar o corpo do principezinho até junto da Virgem dos Milagres, depondo-o aos pés da imagem e ali ficando a rezar. O rei descrente resolveu ir caçar e quando lhe disseram que um dos caçadores tinha soltado um dos seus açores reais por achar que as aves tinham sido criadas por Deus para voarem e nao para estarem presas, condenou-o a morte, ordenando que começassem por lhe cortar a mao que tinha soltado o açor. Quando o carrasco ja tinha levantado o machado, o açor veio pousar na mao que ia ser cortada. O caçador gritou "Milagre!" e ao mesmo tempo chegou a rainha com o seu filho vivo, gritando ela também pelo milagre de Nossa Senhora.
O rei libertou o caçador e todos os açores do reino e resolveu construir a igreja de Santa Maria dos Açores, que ainda hoje encerra tres lindos painéis que representam "O Aparecimento da Virgem ao Rustico da Vaca", "O Açor Pousado na Mao do Caçador" e "O Filho do Rei, Ja Ressuscitado".