sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Braga Vs Benfica

Tom sereno. Voz decidida. Braços cruzados. Foi assim a postura de Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, na sala de Imprensa. Abordou o desafio com o Benfica numa estrategia simples e eficaz. Tirar a pressao do jogo a sua equipa para colocar os encarnados sobre brasas. Pareceu claro. Uma ideia forte mesclada com uma crença infinita nas qualidades do seu grupo de trabalho.
A analise diz tudo. Sera que o Benfica versao 2005 esta mais forte? Resposta pronta: «Nao vejo grandes diferenças entre o Benfica do inicio da epoca e a equipa de agora. Tem oscilado como o F.C. Porto e o Sporting tem oscilado. Nao sinto que o Benfica esteja mais forte».
Mas uma analise mais detalhada ao adversario faz emergir um sentimento de alerta: «O Benfica tem quatro jogadores na frente que sao os melhores dos tres grandes. Sao os mais rapidos, os que tem mais criatividade, os que tem mais mobilidade».
Jesualdo Ferreira refere-se a linha ofensiva encarnada: «Ao Geovanni, ao Nuno Gomes, ao Sokota, que agora ja nao joga, mas aparece o Nuno Assis. Depois tambem ha o Simao. Sao jogadores que finalizam muito bem».
E o meio-campo? E a defesa? «Bem, o resto nao vou comentar». No entanto faz um parentesis: «Com esses jogadores, em epocas anteriores, o Benfica nao foi campeao». E esta tudo dito. «Mas nao vou adaptar a minha equipa ao Benfica. Temos de nos articular em funçao do nosso adversario».
Nem a utilidade de Nuno Assis e a elasticidade que o ex-vimaranenses oferece ao meio-campo encarnado leva o treinador do Sp. Braga a mudar de ideias. «Nao sei se o Benfica ficou mais forte com o Nuno Assis. Ficou diferente», responde de forma seca a desvalorizar a presença do jogador. Os dados estao lançados para o desafio de sabado a noite, no Estadio Municipal de Braga.
O senhor Jesualdo Ferreira diz que o Benfica com estes jogadores, em epocas anteriores nao foi campeao, isso é verdade, mas tambem nao andava em primeiro lugar como anda esta epoca, andava entre o 4o e o 8o lugar! Pode ser que esta epoca com os mesmos jogadores mancos que temos, cheguemos a algum lado! E quanto ao Nuno Assis nao deve ser desvalorizado visto que no seu jogo de estreia, estreou-se e bem, marcou um golo, penso que so ai vale ser valorizado...